sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Madonna, Mulher do Ano 2016, pela Billboard (discurso)


Quando me mudei para New York eu era uma adolescente
Foi em 1979 e New York era um lugar muito assustador
No primeiro ano apontaram uma arma para mim,
Fui estuprada num terraço com uma faca no meu pescoço
E meu apartamento foi invadido e roubado tantas vezes, que eu apenas parei de trancar a porta.
Nos anos seguintes eu perdi quase todos os meus amigos para a AIDS, drogas, ou por tiros.
Como podem imaginar, todos esses eventos inesperados
NÃO SOMENTE ME AJUDARAM A ME TORNAR ESSA MULHER DESAFIADORA que está aqui na frente de vocês,
mas eles também me lembram que eu sou vulnerável
E, na vida, não há segurança de verdade,
exceto, crer em si mesmo.
O que posso dizer sobre ser uma mulher nos negócios da música,
O que posso dizer sobre ser uma mulher?
Quando comecei a compôr músicas, eu não pensei nisso,
numa forma específica de gênero.
Eu não pensava em feminismo.
Eu só pensava ser uma artista.
Eu era, claro, inspirada por Debbie Harry, Chrissie Hynde e Aretha Franklin,
mas minha musa de verdade era David Bowie.
Ele incorporava os espíritos masculino e feminino, e isso me servia muito bem.
Ele me fez pensar que não existiam regras.
Mas, eu estava errada.
Não há regras... se você é um garoto.
Se você é uma garota, tem que entrar no jogo.
Que jogo é esse?
É permitido que você seja bonita, graciosa e sexy.
Mas que não seja muito inteligente.
Não tenha uma opinião.
É permitido que você seja objetificada por homens
e vestir-se como uma vadia. Mas não reconheça que é uma vadia.
E nunca, eu repito, nunca compartilhe suas fantasias sexuais com o mundo.
Seja o que os homens querem que você seja.
E sobretudo, seja aquilo com o que as mulheres se sentem confortáveis que você seja quando estão perto dos homens.
E, finalmente, não envelheça.
Porque envelhecer é um pecado.
Você será criticada, você será a vilã, e definitivamente não tocará em nenhuma rádio.
Quando comecei, não havia internet, então, as pessoas tinham que falar na minha cara.
Me chamavam de vadia e bruxa.
Uma manchete me comparava ao Diabo.
Eu disse: peraí, o Prince não sai por aí usando meia arrastão, salto alto e batom, mostrando a bunda?
Sim, ele saía... Mas ele era um homem.
Essa foi a primeira vez que eu vi, de verdade, que as mulheres não tem a mesma liberdade que os homens.
Eu me lembro de me sentir paralisada.
Levou um tempo para que eu me recompusesse e continuasse com minha vida criativa, para continuar com minha vida.
Camille Paglia, uma famosa escritora feminista, disse que eu atrasava as mulheres ao me objetificar sexualmente.
"Ah", eu pensei, "se você é feminista, você tem sexualidade... (mas) Você a nega."
Então, eu disse: "foda-se"
Eu sou um tipo diferente de feminista, sou uma feminista má.
As pessoas dizem que eu sou controversa, mas acho que a coisa mais controversa que já fiz foi continuar por perto.
O que eu gostaria de dizer a todas as mulheres aqui hoje, é isso:
As mulheres têm sido tão oprimidas há tanto tempo, que elas acreditam no que os homens dizem sobre elas.
E elas acreditam que elas devem apoiar um homem se quiserem que o trabalho seja feito.
E existem homens muito bons que valem ser apoiados, mas não porque são homens. Porque eles valem a pena.
Enquanto mulheres, devemos começar a apreciar nosso próprio valor e o valor de cada uma.
Busquem por mulheres fortes para ser sua amiga, para se alinhar com ela, para aprender com ela, para ser inspirada, para colaborar com ela, para apoiar, para ser iluminada.
Como eu disse antes, não é tanto sobre ganhar esse prêmio, é sobre ter essa oportunidade de ficar frente á vocês, e realmente dizer: obrigada!
Enquanto mulher, enquanto artista, enquanto ser humano.
Não apenas a todos que me amaram e apoiaram o caminho todo. Vários estão na minha frente agora.
Vocês não têm idéia.
Não!
Vocês não têm ideia do quanto seu apoio é importante.
- (nós te amamos)
Então, obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário