sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

simples palavras que querem dizer muito

NAMASTÊ

"o Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você"

Namastê é uma palavra originária do sânscrito, que literalmente significa "curvo-me perante a ti" e é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro.

Em um sentido mais amplo, o namastê significa “o Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração”.

O gesto expressa um grande sentimento de respeito, invoca a percepção de que todos indivíduos compartilham da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo, portanto o termo e a ação possuem uma força pacificadora muito intensa.

A forma mais formal do namastê é conhecida como namaskar ou namaskaara, no entanto, todas as formas possuem um significado de extremo respeito.

leia mais: wikipédia


UBUNTU 

"sou o que sou pelo que NÓS SOMOS"

A palavra Ubuntu possui diversos significados, mas dois deles são os mais citados nos mecanismos de pesquisa, são eles: "Humanidade para os outros" ou "Sou o que sou pelo que nós somos".

Ubuntu é uma antiga palavra africana e tem origem na língua Zulu (pertencente ao grupo linguístico bantu) e significa que "uma pessoa é uma pessoa através (por meio) de outras pessoas".

"O UBUNTU não significa que uma pessoa não se preocupe com o seu progresso pessoal. A questão é: o meu progresso pessoal está ao serviço do progresso da minha comunidade? Isso é o mais importante na vida. E se uma pessoa conseguir viver assim, terá atingido algo muito importante e admirável." - Nelson Mandela

Leia mais em: pordentrodaafrica - espacoubuntu


INNSAEI

"conhecer a si mesmo bem o suficiente para ser capaz de se colocar no lugar de outras pessoas"

A antiga palavra islandesa “Innsæi” tem múltiplos significados. Pode expressar “o mar de dentro” da natureza sem fronteiras do nosso mundo interior, em constante movimento de visão, sentimentos e imaginação além das palavras. Pode sugerir “ver o interior”, conhecer a si mesmo bem o suficiente para ser capaz de se colocar no lugar de outras pessoas. Ou pode ser interpretado como “ver de dentro para fora”, que é ter uma forte bússola interna para navegar em nosso mundo em constante mudança.

veja documentário no netfix onde pensadores e espiritualistas discutem o Innsaei - filosofia islandesa que promove a conexão das pessoas por meio da empatia e da intuição.

EMPATIA

"empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro"

Empatia será a palavra do ano de 2017, graças a muitas pesquisas e documentários que estão abordando o tema, tais como Happy (by Roko Belic) ou InnSaei - o poder da intuição (by Kristín Ólafsdóttir, Hrund Gunnsteinsdottir). Ambos mostram novas formas de ver o mundo através da empatia, da meditação e do amor.

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro; ser empático é ter afinidades e se identificar com outra pessoa. É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções; a empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais. (frases copiadas de significados)
.
William Chopik, fez uma pesquisa mundial e colocou o Brasil em 51º no ranking de empatia, portanto, cabe a nós brasileiros, difundirmos a empatia para todos os lados e mudarmos esta realidade. (ler mais...)

MAEMUKI 

"Maemuki ( 前向き) é uma expressão japonesa que significa olhar para frente, ser positivo em relação a tudo que acontece a nossa volta. "

Mesmo nos momentos mais obscuros, é importante não esquecer que a vida está sempre em constante mudança. Não há mal que dure para sempre, não há tristeza que não finde. Por isso, procure celebrar cada minuto da sua vida.

♫ Não há melhor remédio que viver positivamente
Não há melhor remédio que usar o tempo que tem
Inclusive as lágrimas derramadas ajudam a avançar ♪
trecho música de Lecca (cantora japonesa)


HO’OPONOPONO

"Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado"

Em Havaiano, Ho'o significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro”, “tornar certo” “colocar em ordem perfeita” (endireitar, arrumar, alterar, revisar, ajustar, ordenar)". 

Ho'oponopono Huna é um ritual havaiano utilizado pelos antigos sacerdotes, para resolver problemas na sociedade, com base em reconciliação, curas e perdão. Esta técnica havaiana foi fundada por Sra Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona (19 de maio de 1913 - 11 de fevereiro de 1992), que, ao estudar as tradições havaianas, acabou criando e atualizando as bases desses ensinamentos para os tempos modernos. Ela idealizou o Ho'oponopono de Identidade Própria, que, de forma distinta do Ho'oponopono Huna, nos traz uma proposta de trabalho a nível intrapessoal de autocura.

Por meio de frases simples, (neste vídeo você aprendeu como usar o mantra: "Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado") o Ho'oponopono de Identidade Própria pode curar relacionamentos e resolver relações conturbadas na sua vida - seja com pais, irmãos, amigos, colegas de trabalho ou cara-metade.

Mantra falado ou mentalizado promove reconciliação, perdão e paz interior

7 principais dúvidas sobre ho´oponopono

- A técnica havaiana de cura em quatro passos simples


SAWABONA!!!

Há uma "tribo" africana que tem um costume muito bonito.
Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas que ele já fez.
A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros.
A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.
Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom".
Sawabona Shikoba!
SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer:
"Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante pra mim"
Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA,que é:
"Então, eu existo pra você"

fonte: A Mente Maravilhosa


ACEITAMOS SUGESTÕES DE OUTRAS PALAVRAS SIMPLES SIMILARES A ESTAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário